Muitos proprietários de aeroportos têm de enfrentar o desafio de reduzir os custos de manutenção e ao mesmo tempo proporcionar um ambiente seguro e apelativo para os passageiros.
Com base na nossa experiência em projetos de aeroportos em todo o mundo, existem quatro formas de reduzir os custos de manutenção no seu terminal de aeroporto.
1. Entrada do terminal
The entrance to an airport terminal is the ideal location to remove dirt and moisture from the feet of passengers and the wheels of luggage and trolleys. However, many entrance flooring systems are not optimised to scrape, brush and absorb – allowing too much dirt and debris to enter the terminal, and increasing cleaning costs as well as wear and tear on expensive internal floor finishes.
Escolha uma solução de tapete de entrada que tem uma ação de raspagem, escovagem e absorção comprovada, e que é capaz de suportar o elevado trânsito de um terminal de aeroporto.
2. Áreas de recolha de bagagem
Os danos causados às paredes pela bagagem e pelos tróleis nas áreas de recolha de bagagem podem rapidamente torná-las inestéticas e um perigo para a segurança. Os revestimentos de parede padrão simplesmente não estão à altura da tarefa de proteger as paredes contra os riscos frequentes e os impactos fortes, que dão origem a manutenção e revestimento frequentes e dispendiosos.
Em vez de optar por pintura normal ou por aço inoxidável, procure uma solução de proteção de parede que seja capaz de amortecer os impactos, ocultar os riscos e arranhões e manter o seu aspeto, sem que seja necessário realizar uma manutenção frequente.
3. Interior do terminal
Como em todos os grandes edifícios, os terminais dos aeroportos podem estar sujeitos ao movimento do edifício devido ao vento, à expansão térmica e a eventos sísmicos. Embora as juntas de dilatação estejam integradas no projeto do terminal, a seleção das coberturas de juntas de dilatação corretas é fundamental para a segurança dos passageiros e para evitar danos nos acabamentos dispendiosos de paredes e pavimentos.
Escolha uma cobertura de junta de dilatação com provas dadas em terminais de aeroporto, que se adapte ao movimento previsto do edifício, bem como à estética do projeto do terminal.
4. Exterior do terminal
Os grandes edifícios comerciais podem consumir uma grande quantidade de energia para iluminação, aquecimento e refrigeração, pelo que muitos aeroportos estão à procura de programas ambientais como LEED e BREEAM que os ajudem a projetar edifícios sustentáveis que poupem energia.
Uma abordagem para reduzir significativamente o consumo de energia num terminal é deixar entrar mais luz natural e manter fora o calor. Portanto, procure soluções de proteção solar dinâmicas que não só reduzam a luz e o calor, mas que também possam proporcionar reduções significativas na necessidade de carga de ar condicionado e no uso de energia para iluminação.