Sobre o projeto
O estilo de vida cativante e as oportunidades infinitas de Los Angeles são os motivos pelos quais as pessoas são atraídas a este centro de cultura e turismo na Califórnia.
Para aumentar ainda mais a sua atratividade, a cidade é agora o lar do edifício mais alto a oeste do Mississippi – Wilshire Grand Center. Localizado no coração do centro de LA, esta estrutura de 73 andares tem 335 metros de altura, e inclui um hotel InterContinental de 900 quartos, cinco restaurantes e vários andares com espaço de escritório de classe A. Também conta com uma claraboia de vidro muito cativante, que se desdobra como uma cascata por cima da entrada.
Design Goals
A AC Martin queria desenhar o novo arranha-céus de LA tendo em mente o benefício do público. Imaginaram painéis de vidro do chão ao teto que se estendem das fundações para simular movimento e permitir que a luz natural aceda ao interior do edifício. A equipa optou por cortinas de vidro para a claraboia acima da entrada que incorporava curvas personalizáveis e formas dimensionais capazes de suportar mudanças estruturais imprevisíveis.
Era importante que a AC Martin usasse produtos que proporcionassem um visual impressionante ao exterior do edifício, bem como resiliência dentro da infraestrutura para suportar a um potencial evento sísmico.
Results
O Wilshire Grand Center traz uma nova era de intriga arquitetónica a LA, superando obstáculos de design que outrora eram considerados insuperáveis; sendo este o edifício mais alto do mundo construído num terreno imensamente sensível a sismos. A equipa de design da AC Martin concebeu persianas arquitetónicas e coberturas de juntas de dilatação CS adequadas a atividade sísmica para satisfazer os complexos requisitos de design do projeto.
Os painéis de cobertura de juntas de dilatação CS foram fabricados à medida, permitindo-lhes ser incorporados na curva composta do átrio de vidro, que se tornou o elemento de destaque da estrutura.
Além disso, as persianas Boldline CS adaptam-se à estética desejada graças à sua mistura de lâminas ousadas e rasas pintadas de cores diferentes no exterior do Wilshire Grand Center, além disso permitem que o equipamento mecânico de HVAC funcione corretamente. Instalado no pódio e na torre, o sistema de persianas teve de ser personalizado para caber na parede da cortina.
As janelas do chão ao teto brilham à luz do dia e são iluminadas à noite, e o topo curvo único transforma o horizonte da cidade. O Wilshire Grand Center combina com o ambiente energético irradiado por LA e merece um lugar como o edifício mais alto da história a ser construído numa zona de grande atividade sísmica.